[MÚSICA] A LALA YELALI ANA ABD GHZALI

A Lala Yelali Ana Abd Ghzali ("senhora, seu teu escravo, minha gazela"*) é uma canção folclórica da cidade de Tetouan**, no Marrocos. Aqui ela é cantada em 4 versões: ladino, árabe e o dialeto marroquino ao ritmo da sevillana, ainda com direito a incidental gitano.

Bahha Ronda (Foto: Blanee)
Estão no palco a judia francesa Françoise Atlan (de preto, sem violão à direita da tela) cantando em ladino - dialeto falado pelos judeus ibéricos e do norte da África misturando Hebraico, espanhol arcaico e árabe - e as muçulmanas marroquinas Bahaa Ronda (à esquerda, de roupas claras e sem hijab/véu) cantado em marroquino e Said Charaf (usando véu claro, na ponta direita ao lado de Françoise) cantando em árabe.

A apresentação foi feita no programa televisivo Chalda Alhane onde demais artistas também cantaram outras músicas famosas na região de Andaluzia. Situada na parte meridional da Espanha, Al Andalus, como também é conhecida em árabe, ou Andalucía é famosa por ter sido um ponte de confluência entre as culturas judaica sefaradita, muçulmana e, posteriormente, cigana, gerando um acervo musical único e rico. Sua capital é a famosa Sevilha, daí vindo o termo sevillana ou sevilhana, dança e música típica da região unindo os ritmos latinos e árabes.

Esta versão de A Lala... é um espetáculo cultural lindíssimo, veja e maravilhe-se! 

Agradecimentos especiais à Salma Elidriss que me ajudou a identificar o nome da música e o de Said Charaf, quem eu não conhecia. 

* Chamar uma mulher de "gazela" é uma figura de linguagem poética na cultura árabe para dizer que ela é extremamente bela.
** Uma das muitas cidades de influência moura ao norte do Marrocos.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Formado em Design Gráfico pela UEMG, apaixonado por História, Sociologia, Literatura, Filosofia, sociedades orientais, culturas antigas e cinema asiático.

Meus hobbies são leitura, escrever, games, desenhar e colecionismo (livros, filmes, quadrinhos, figuras de ação, dvds etc). Também possuo um blog dedicado ao Superman, o Kryptonauta.

Mais sobre mim aqui.