Ha Hui e é uma das principais artistas em atividade na China atualmente. Eu disse artista, não cantora: embora se destaque com suas canções e reinterpretações de clássicos da cultura chinesa, ela também se atua em várias outras atividades culturais e sociais.
- Oficial da reserva da força aérea chinesa.
- Embaixadora cultural e da boa vontade da cidade de Hanzhong.
- Eleita uma das 10 maiores cantora da China moderna.
- Compositora.
- Designer.
- Caligrafa (em países como China, Coréias e Japão, a caligrafia é considerada uma arte requintada e letras pintadas por importantes calígrafos são vendidas por pequenas fortunas em leilões).
- Educadora (membro da Fundação Jovem de Pequim).
- Embaixadora de Sinologia (estudo da cultura chinesa).
- Diretora do Centro de Pesquisa de Poesia Antiga da China.
- Porta-voz da Comissão Nacional de Controle de Narcóticos.
- Especialista em música tradicional e folclore chinês.
Um dos pontos altos de sua carreira foi sua gravação da música abaixo, "O Choro das Águias-Pesqueiras", cuja letra é tirada de um poema chinês de mesmo nome com mais de 2000 anos. Seus versos são aprendidos por qualquer pessoa da China ainda na infância, sendo praticamente de conhecimento comum por lá e narram - é claro - a história de um amor impossível entre um rico e uma pobre camponesa. O título vem da primeira estrofe, "quan quan, choram as águias-pesqueiras na beira do rio". Quan quan é uma onomotopéia em mandarim para o som emitido por estas aves. A harmonia foi feita ao lado do compositor Lin Hai que colaborou com ela nas músicas desde disco, unindo de forma absolutamente maestral arranjos eletrônicos modernos com a batida tradicional.
Fica claro pelo vídeo oficial todo esmero visual e a pesada influência da cultura chinesa da obra da artista. Uma artista completa, diga-se de passagem.
0 comentários:
Postar um comentário